13/11/2015

Foto: Divulgação

O líder Zumbi dos Palmares
Foto: Divulgação

Folder do evento da Câmara

Pauta

Semana da Consciência Negra destacará o papel dos griôs

A Câmara Municipal de Porto Alegre abrirá, às 10h30min desta sexta-feira (13/11), a programação da 31ª Semana da Consciência Negra e Ação Antirracismo (Secon), que se estenderá até 20 de novembro - dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Os Griôs na Preservação da Cultura Negra foi o tema escolhido para nortear as atividades do evento, que serão realizadas na Câmara e, em um dos dias, na Sociedade Recreativa Os Comanches. Todas as atrações têm entrada franca.

Ao longo de sete dias, o público poderá participar de diversas apresentações de música, teatro e dança, seminário, palestra e solenidades. Estão programadas a entrega de títulos ao jornalista Renato Dornelles e às Velhas Guardas da Imperadores do Samba e da Bambas da Orgia e do Troféu Deputado Carlos Santos a 16 pessoas e entidades que contribuem para a valorização dos negros na sociedade. 

Os griôs (da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afro-descendentes, ou seja, mestres populares que, por meio da história oral, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades. Confira a programação completa da Secon 2015 promovida pela Câmara Municipal:

13/11 – Sexta-feira
10h30min – T Cultural Tereza Franco, no 2º piso da Câmara – Abertura oficial da Secon 2015, com apresentação do grupo de dança afro Studio Oriente Brasil e distribuição de doces por baianas.

15/11 – Domingo
16 horas – Na Sociedade Recreativa Os Comanches – Apresentação teatral na quadra da entidade.

16/11 – Segunda-feira
14 horas – Saguão do Plenário Otávio Rocha – Distribuição de acarajé e canjica por Mãe Flávia e realização de oficina de turbantes.
16 horas – Saguão térreo – Apresentação do Grupo Maturidade Cravo e Canela.

17/11 – Terça-feira
12 horas – Saguão térreo - Show da cantora Valéria Houston
19 horas – Auditório Ana Terra – Ato solene em homenagem ao jornalista Renato Dornelles e às Velhas Guardas da Imperadores do samba e da Bambas da Orgia.

18/11 – Quarta-feira
19 horas – Auditório Ana Terra – Seminário A Renda e a População Negra, com os palestrantes Cláudia Campos e Lúcio Antônio.
19 horas – Teatro Glênio Peres – Apresentação do Grupo Balanço da Ginga e Mestre Chico dos Tambores.

19/11 – Quinta-feira
16h30min – Teatro Glênio Peres – Show musical com o Grupo Cultural Stillos Afros - Ana de Tandera.
19 horas – Auditório Ana Terra – Palestra A Cultura dos Griôs, com produção da Ajuceprgs e entrega dos troféus Antônio Carlos Cortes e Onira Pereira.

20/11 – Sexta-feira
19 horas – Plenário Otávio Rocha – Sessão solene em Homenagem ao Dia da Consciência Negra e entrega do Troféu Deputado Carlos Santos a 16 pessoas e entidades nas categorias Arte, Carnaval, Direito, Esporte, Educação, Funcionário Público, Griô, In Memoriam, Justiça, Líder Comunitário, Líder Sindical, Literatura, Música, Política, Saúde e Segurança.
- Show musical com o cantor Porto Alex, a Bateria da Velha Guarda da Bambas da Orgia e apresentações de porta-estandartes.

Até 27/11 - Saguão térreo - Exposição João Cândido – A luta pelos direitos humanos, criada pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil (FBB), em parceria com a Petrobras e a Associação Cultural do Arquivo Nacional. A mostra reúne 18 painéis de fotos e textos sobre o gaúcho João Cândido Felisberto, principal líder da Revolta da Chibata, ocorrida há 105 anos no Rio de Janeiro.

Comissão organizadora

Em 2015, a Secon da Câmara é organizada pelos servidores Margarete Trindade (coordenadora), Zaira Felipe (secretária), Daniel Pappen (orientador contábil), Antônio Barão, Carmen Regina Moura, Hailton Terra de Jesus, Marlene Porto, Marta Fialho, Pedro Gonçalves, Porto Alex, Renata Mariano, Rosane Ribeiro e Vera Anita da Conceição. Colaboradores: Anderson Mengue, Cleusa Dutra, Júlio Cesar dos Santos, Lúcio Almeida, Nara Miranda e Silvio Aquino.

A Câmara Municipal de Porto Alegre fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. O endereço da quadra da Sociedade Recreativa Os Comanches é Rua Borborema, 979, Vila João Pessoa, Zona Leste. Informações: (51) 3220-4163, 3220-4380. 


Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Leia também:  Exposição lembra o gaúcho líder da Revolta da Chibata Com Fotos 




  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA