18/11/2015

Foto: Guilherme Almeida

Vereadora Mônica Leal (PP)

Plenário

Proposto título de Cidadão de Porto Alegre a Marcel Van Hattem

Tramita, na Câmara Municipal, o projeto de lei que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao deputado Marcel Van Hattem. A proposta tem a autoria da vereadora Mônica Leal (PP). Van Hattem nasceu na cidade de Dois Irmãos, na Serra Gaúcha. É bacharel em relações internacionais e especialista em direito, economia e democracia constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É Mestre em ciência política pela Universidade de Leiden, na Holanda, e mestrando em jornalismo, mídia e globalização pelas Universidades de Aarhus, na Dinamarca, e Amsterdam, na Holanda.

Van Hattem foi vereador em Dois Irmãos de 2005 a 2008 e candidato a deputado estadual por três vezes, em 2006, 2010 e 2014. Foi também presidente da Juventude Progressista Gaúcha, de 2007 a 2009, e diretor acadêmico da Fundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e Administração Pública. Em 2015, assumiu o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa gaúcha. 

Conforme Mônica Leal, Marcel Van Hattem já foi repórter, articulista, e colunista eventual em publicações de alcance nacional e no exterior. Trabalhou na Câmara Federal, em Brasília, como assessor especial para relações internacionais e economia, de 2009 a 2011, e na Diretoria de Negócios Internacionais do Ministério dos Assuntos Econômicos, Agricultura e Inovação do Governo dos Países Baixos em Haia, em 2012. Van Hattem mantém empresas de consultoria política no Brasil e de assessoria para relações internacionais na Holanda.


Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA