02/05/2016

Foto: Reprod. Câmara Mun. Rio de Janeiro

A emenda que proibia uso de saleiro nas mesas foi vetada pelo prefeito
Foto: Leonardo Contursi/CMPA

Vereador Delegado Cleiton (PDT)

Plenário

Mantido veto parcial a projeto sobre restrição de uso de sal

A Câmara Municipal de Porto Alegre manteve, nesta segunda-feira (15/2), o veto parcial do prefeito Jose Fortunati ao projeto de lei que institui o programa Menos Sal, Mais Saúde e a Semana Menos Sal, Mais Saúde na Capital, de autoria do vereador Delegado Cleiton (PDT). Os vereadores mantiveram o veto à emenda nº 1, de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), que incluía artigo determinando que os estabelecimentos não mais colocassem recipientes com sal sobre as mesas em bares, restaurantes e similares, incluindo cantinas localizadas em hospitais, centros de saúde e escolas. O sal só seria fornecido se o cliente solicitasse. O veto parcial foi mantido por 24 votos a seis.

Hipertensão

No projeto, Cleiton sugere que a Semana Menos Sal, Mais Saúde seja realizada anualmente no período de 20 a 26 de abril, oferecendo ações de medição da pressão arterial, distribuição de panfletos e realização de palestras por especialistas das áreas de saúde e nutrição. O vereador lembra que o consumo excessivo de sal é apontado como um dos principais causadores da hipertensão arterial, que, muitas vezes, é causadora de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e derrames e infartos. “Nos últimos anos, cresceu de modo assustador o número de brasileiros com doenças ligadas à alimentação industrializada, contendo componentes prejudiciais nem sempre informados de modo claro aos consumidores, como no caso do sal, presente, inclusive, em doces e sobremesas”, afirma.  

Como enfatiza Cleiton, a criação do Programa Menos Sal, Mais Saúde - acompanhado da Semana Menos Sal, Mais Saúde - pretende esclarecer a população sobre esses riscos e aconselhar sobre como ter uma alimentação saudável, criando, na cidade, uma cultura de prevenção contra as doenças decorrentes do uso abusivo de sal. “Este projeto contribuirá para orientar e para esclarecer a população sobre medidas essenciais para uma saúde melhor e para a melhora da qualidade de vida dos cidadãos do Município de Porto Alegre.”

Texto: Assessoria de Imprensa / CMPA
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)



  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA