09/03/2016

Foto: Josiele Silva/CMPA

Ana Tércia com Lourdes

Sessão solene

Lourdes homenageia Ana Tércia Rodrigues no Dia Internacional da Mulher

A contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues foi uma das homenageadas no Dia Internacional da Mulher comemorado nesta terça-feira (8) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Organizada pela Procuradoria Especial da Mulher da Casa, a sessão solene aconteceu no Plenário Otávio Rocha, com a presença de familiares da homenageada, alunos e representantes de entidades classistas. 

Ao escolher Ana Tércia para esta homenagem, a vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) quis distinguir o excelente trabalho que ela desenvolve no ensino superior e na representação das entidades da classe contábil. Antes de entregar o diploma à colega de profissão, Lourdes elogiou a conduta da contadora, “uma mulher que fez da vida acadêmica o seu esteio profissional, porque acredita que o conhecimento e aperfeiçoamento são grandes diferenciais no mercado de trabalho”, declarou, estendendo a homenagem a todas as profissionais da área contábil.

Ana Tércia agradeceu e disse que estava ali representando as quase 20 mil profissionais da contabilidade no Rio Grande do Sul, as estudantes e o segmento acadêmico. Comentou sobre o Projeto Mulher Contabilista, desenvolvido nacionalmente, que tem como meta o empoderamento das mulheres nos locais onde atuam. Ao finalizar, saudou Lourdes “pelo brilhante mandato, que muito orgulha a classe contábil”. E citou o poema Só de Sacanagem, de Elisa Lucinda, que discorre sobre corrupção e ética. 

Currículo

Natural de Porto Alegre, Ana Tércia Lopes Rodrigues formou-se em Ciências Contábeis pela PUC gaúcha em 1991. É especialista em Administração e Planejamento para Docentes, mestre em Administração e Negócios, com ênfase em Estratégia Empresarial, membro da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul e vice-presidente de Gestão do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. 

Depois de iniciar sua carreira como fiscal contadora no Conselho, Ana Tércia se dedicou à docência, ministrando aulas na Faculdade São Judas Tadeu, na PUC, no IPA e em outras instituições de ensino. Atualmente, é professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, nas disciplinas de Introdução à Contabilidade, Contabilidade Societária e Tópicos Contemporâneos de Contabilidade. 

Ocupou vários cargos em sua entidade de classe e no Conselho Federal de Contabilidade, além de ter sido diretora de Operações da Fundação Brasileira de Contabilidade. É autora e coautora de livros e escreveu artigos sobre temas como ética profissional e governança corporativa.


Texto de Andréa Lucas
Reg. Prof. 6713
  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA