29/03/2016

Foto: Ederson Nunes

Comassetto: A informação é fundamental para os portadores da doença celíaca

Questão Alimentar

Câmara aprova projeto de Comassetto que institui o Dia Municipal do Celíaco

A Câmara de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira (23/3) projeto de lei de autoria do vereador Engenheiro Comassetto (PT) que cria o Dia Municipal do Celíaco, o qual passa a fazer parte do Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município. Ao defender a proposta, o vereador explicou que doença celíaca é uma patologia que decorre da resposta inadequada do organismo ao glúten (proteína presente no trigo, na aveia, no centeio e na cevada).

Ressaltou que a informação é fundamental para os portadores da doença celíaca, que sofrem sérias complicações se não seguirem dieta rigorosa. Daí a importância em se criar a data, segundo o vereador.

A doença, que ocorre em pessoas geneticamente propensas, afeta o intestino delgado, causando a atrofia das suas vilosidades, o que prejudica a absorção de nutrientes. Não tem cura: o único tratamento é a eliminação do glúten da alimentação.

O vereador informa que a data de 13 de setembro é sugerida pelas próprias entidades representativas dos celíacos por se tratar do dia de nascimento de Samuel Jones Gee, médico inglês que publicou, em 1888, a primeira descrição clínica completa da doença. “A sua contribuição levou ao termo Doença de Gee, conhecida hoje como doença celíaca”, diz o vereador.


Texto: Arthur Danton  (MTb 6195)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA