29/03/2016

Foto: Guilherme Almeida/CMPA

Visita da Cece à Associação dos Moradores da Vila Cefer II

Educação

Vereador Tarciso Flecha Negra promete ajudar moradores da vila Cefer II

Presidida pelo vereador Tarciso Flecha Negra, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara de vereadores de Porto Alegre (Cece) esteve na tarde desta terça-feira (29) na Vila Cefer II, na Zona Leste da capital gaúcha. Durante o encontro, Cristiano Souza, presidente da associação dos moradores, expôs aos parlamentares algumas demandas da comunidade. 

Os problemas começam na sede da Associação dos Moradores da Vila Cefer II. O local, que serviria para a recreação, encontros da comunidade e cursos, está em situação precária. Infiltrações e vazamentos são vistos em todas as salas da casa. Faltam cores nas paredes. A quadra de esportes em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Evaristo Gonçalves Neto, que conta com cerca de 300 alunos, está impraticável desde o ano de 2009, quando uma inundação destruiu com a praça.

"O esporte é uma das poucas coisas que consegue tirar as crianças da drogadição. Eu tenho um sonho que é ver essa quadra novamente bem boas condições. Se eu tivesse uma coisa para pedir, seria isso. Não dá mais para ficar como está", disse Cristiano Souza, presidente da associação dos moradores da Vila Cefer II.

A Vila Cefer II surgiu no ano de 1969. A ideia inicial era que fosse construído um loteamento horizontal, no entanto, nada deu certo e o poder público assumiu o controle da área, que fica perto da Avenida Protásio Alves, no Complexo da Vila Bom Jesus. Atualmente, a comunidade conta com cerca de seis mil moradores, que vivem em meio à guerra pelo tráfico de drogas.

"Tentamos fazer o que podemos, mas a guerra do tráfico deixa muitas vítimas aqui na Cefer. É importante que o poder público nos ajude para que possamos trazer alguma alegria às crianças. Seria importante que, pelo menos, a quadra estivesse em condições. o vereador Tarciso é meu ídolo. Sou até suspeito de falar dele. Tenho certeza que ele vai buscar formas de nos ajudar", disse Cristiano Souza.

Após a visita, o vereador Tarciso Flecha Negra disse que tudo que viu o deixou perplexo e prometeu ajudar a comunidade da Vila Cefer II.

"Como presidente da Cece e como cidadão de Porto Alegre, tenho obrigação de ajudar essas pessoas. Fiquei chocado com o que vi aqui. Não falo nem como vereador, mas como pessoa. Tenho que arranjar alguma maneira de ajudar essa comunidade. Vejo aqui nos líderes comunitários uma vontade louca de ajudar. Vou mostrar ao Poder Executivo tudo o que eu vi. Essa gente precisa da ação do poder público. Isso aqui tem que ser melhorado. Fico muito triste de ver uma área assim. A saída para esse país é unir esporte com educação. Vou reunir todos os dados e buscar ajuda do poder público, da área privada para ver no que podemos ajudar", disse o vereador Tarciso Flecha Negra.

Além do presidente da Cece, Tarciso Flecha Negra, também compareceram na Vila Cefer II os vereadores Reginaldo Pujol e Dr. Raul.
  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA