05/04/2016

Foto: Matheus Piccini/CMPA

Como presidente da Cece, vereador Tarciso Flecha Negra presidiu sessão que voltou a tratar da situação do Odomodê

Cultura

Vereador Tarciso preside sessão da Cece que volta a debater situação do Odomodê

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pelo vereador Tarciso Flecha Negra, voltou a reunir-se, na tarde desta terça-feira (5), para falar sobre a situação do Grupo Afrosul Odomodê. Fundado em 1975, o Instituto Sociocultural corre o risco de perder sua sede, na Avenida Ipiranga. O local foi destinado pela prefeitura da capital para a construção de unidades habitacionais do projeto do Governo Federal Minha Casa Minha Vida (a segunda parte do condomínio habitacional Integração dos Anjos). O Odomodê aguarda há mais de 10 anos pela definição de um novo terreno para efetuar a mudança.

"Há mais de uma década estamos com essa espada voltada para a nossa cabeça e isso muito nos preocupa. Somos favoráveis à moradia digna para as pessoas, mas a cultura é um alimento e o povo precisa disso", disse Iara Deodoro, coordenadora do Grupo Afrosul Odomodê.

O Odomodê é reconhecido pelo Ministério da Cultura por desenvolver projetos sociais com menores carentes de Porto Alegre. Na sede são oferecidas oficinas de percussão, danças afro, além de grupos de estudo voltado às crianças para fortalecimento da identidade negra.

Uma reunião da Cece para debater o tema já havia acontecido em setembro de 2015, quando o vereador Tarciso Flecha Negra, na época vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, assumiu a responsabilidade de batalhar para conseguir uma nova sede para o Odomodê, que seja próxima à atual sede do Grupo. Os representantes do grupo pleiteiam uma área onde funciona há mais de 25 anos a Sessão Leste de Conservação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), responsável pela área Leste da cidade. O Demhab já fez contato com o DEP, que aceitou negociar.

"O DEP disponibiliza a área, sem problemas. Mas precisamos de uma outra área na Zona Leste da cidade", disse Marco Antônio da Silveira, engenheiro civil do DEP.

Os vereadores que integram a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara Municipal de Porto Alegre farão, nas próximas semanas, uma visita à sede do Odomodê para novamente voltar a tratar do assunto. Em seguida, serão agendadas visitas aos terrenos onde, possivelmente será erguida a nova sede do Grupo Afrosul Odomodê.

"Tudo para o negro é difícil. Durante muito tempo, semeamos a semente. Agora chegou a hora da colheita. Vamos acompanhar a situação de cima. O Odomodê faz um trabalho sensacional, voltado para a educação de crianças e jovens. Vamos juntos em busca dessa causa", disse o vereador Tarciso Flecha Negra, presidente da Cece.

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA