08/04/2016


Homenagem

Ex-vereador Nelcir Tessaro recebe o título de cidadão de Porto Alegre

Em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira (08) no Plenário Otávio Rocha, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o ex-vereador Nelcir Tessaro recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre. A proposição da homenagem foi do vereador Tarciso Flecha Negra, aprovada por unanimidade em votação realizada no órgão legislativo no ano passado. 

Compuseram a Mesa, o vereador Reginaldo Pujol, que presidiu a sessão, Suzana Luft Tessaro, esposa do homenageado, o vice-prefeito Sebastião Melo, vice-prefeito de Porto Alegre, Carlos Alberto Lipi da Mota, representante do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre e a Desembargadora do Trabalho, DRA.Tânia Regina Silva Reckziegel.

Natural da cidade de Lages, no interior de Santa Catarina, Nelcir Tessaro é um dos 11 filhos do casal Santo Tessaro e Alice Matauro Tessaro. Chegou a Porto Alegre no ano de 1970 para cursar, na época, a Terceira Série do Curso Científico, no Colégio Júlio de Castilhos.

Casado com Suzana Cristina Luft e pai de cinco filhos, Annye, Anelise, Cristiano, Jonathan e Fernanda, Nelcir Tessaro se formou em Administração de Empresas e, mais tarde, em Direito. Em 1990, realizou Curso de Extensão na área de Ciências Políticas e iniciou a vida como servidor público.

Foi diretor do Trabalho da Secretaria Estadual de Justiça e Desenvolvimento Social, atuou como vice-presidente da Caixa dos Advogados do Rio Grande do Sul, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Sul, coordenou o Fórum Democrático da ALERGS e foi diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social.

Filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro em 1990. Foi candidato a vereador de Porto Alegre em 1992 e 1996. Em 2000 e 2001, foi presidente do PTB da capital gaúcha.

Exerceu o mandato de Vereador de Porto Alegre de 2008 a 2012, vindo a presidir a Câmara Municipal no ano de 2010. Assumiu interinamente por cinco vezes como Prefeito de Porto Alegre.

Em gestões estaduais e municipais, foi diretor do Departamento do Trabalho da Secretaria do Trabalho, nos anos de 1997 e 1998; foi coordenador do SINE Estadual e do Programa RS Emprego, com cursos de qualificação para quatrocentos mil gaúchos. Exerceu o cargo de chefe de gabinete no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, nos anos de 1999 e 2000. Foi chefe de gabinete da presidência da Assembleia Legislativa e coordenador da bancada do PTB, nos anos de 2001 e 2002. Também foi presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e coordenador do SINE do Rio Grande do Sul, nos anos de 2003 e 2004. De 2005 a 2008, foi Secretário de Habitação de Porto Alegre. 

À frente do Departamento Municipal de Habitação, lutou muito pela garantia da melhoria na qualidade de vida da população porto-alegrense. Foi figura atuante na defesa do cidadão de ter uma moradia digna, tendo como bandeira também a mobilidade urbana da capital gaúcha. 

Em abril do ano passado, assumiu a pasta da Defesa Civil de Porto Alegre, ingressando na gestão do prefeito José Fortunati. Foi peça importante nas enchentes ocorridas em Porto Alegre, quando foi responsável por coordenar a equipe que auxiliou os moradores atingidos pelas cheias. Mostrou ser um grande gestor, com capacidade de liderança, comunicação, planejamento e visão estratégica.

Atualmente, Nelcir Tessaro é o Presidente do Diretório de Porto Alegre do Partido Social Democrático (PSD), sigla da qual participou de todo o processo de intenção e de fundação em nível nacional.
  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA