09/05/2016

Foto: Guilherme Almeida/CMPA

João Carlos Nedel (PP)

Plenário

Aprovado título de Cidadão ao arcebispo dom Jaime Spengler

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (9/5) projeto de lei que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao arcebispo da Capital, dom Jaime Spengler. A proposta tem a autoria do vereador João Carlos Nedel (PP).

Filho de Genésio Spengler e de Léa Maria Spengler, dom Jaime Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960, na cidade de Gaspar, no Estado de Santa Catarina. Aos 14 anos, começou a trabalhar na empresa Linhas Círculo, na qual permaneceu por cinco anos, tendo, mais tarde, optado por ingressar na vida religiosa franciscana. Após dois anos de estudos no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, São Paulo, ingressou na Ordem dos Frades Menores, no dia 20 de janeiro de 1982, pela admissão no noviciado, na cidade de Rodeio, Santa Catarina, pela qual fez seus votos solenes em 08 de dezembro de 1985. 

De 1983 a 1985, cursou filosofia no Instituto de Filosofia São Boaventura, em Campo Largo, Paraná. Posteriormente, iniciou o curso de teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, Rio de Janeiro, concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel, em 1990. Recebeu a Ordenação Diaconal no dia 29 de junho de 1989, na cidade de Nazaré, em Israel. Regressando ao Brasil, foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, em Gaspar, Santa Catarina.

Em 1990 trabalhou no Noviciado Franciscano, em Rodeio. De 1991 a 1995, foi mestre de postulantes e professor no Seminário Frei Galvão, na cidade de Guaratinguetá, São Paulo. Em Roma, fez o doutorado em filosofia, na Pontifícia Università Antonianum, nos anos 1995 a 2000. De 2000 a 2003, foi vice-reitor e professor no Instituto de Filosofia São Boaventura, na cidade de Campo Largo, Paraná. Foi assistente eclesiástico da Federação Brasileira das Irmãs Concepcionistas, nos anos de 2001 e 2002. De 2004 a 2006, foi guardião da Fraternidade Franciscana Bom Jesus dos Perdões e vigário paroquial da Paróquia de mesmo nome, em Curitiba.

"Agora responsável por uma área que abrange quase 30% da população gaúcha, dom Jaime Spengler, o arcebispo mais jovem do Brasil, assumiu a Arquidiocese de Porto Alegre consciente do desafio que representava reaproximar um rebanho disperso. Por isso, colocou como seu objetivo encontrar formas mais efetivas de comunicação, especialmente com os jovens, e conter o avanço dos evangélicos, missões que hoje enfrenta para frear o esvaziamento dos templos católicos, num território que tem mais de dois milhões de católicos declarados", sustenta o autor do projeto. 

Texto: Assessoria de Imprensa CMPA
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)


  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA