26/04/2016

Foto: Guilherme Almeida/CMPA

Vereador Tarciso presidiu comitiva que visitou escolas no Bairro Mário Quintana

Educação e Esporte

Escolas do bairro Mário Quintana pedem cobertura nas quadras esportivas

Presidida pelo vereador Tarciso Flecha Negra, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (CECE) visitou na tarde desta terça-feira (26) duas escolas municipais no Bairro Mário Quintana, na Zona Nordeste da capital gaúcha. Tanto na Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva, como na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wenceslau Fontoura, as quadras esportivas estão sem cobertura, impossibilitando que os alunos façam as aulas de educação física em dias de chuva ou com o sol muito forte.

A Escola Timbaúva conta com cerca de 800 alunos. Conforme a diretora Fátima Monteiro, de 58 anos, a colocação de uma cobertura seria benéfica não apenas para o colégio, mas para toda a comunidade que vive no entorno.

"Mais do que uma demanda, é uma necessidade para a comunidade do Timbaúva. Precisamos trocar também o piso do refeitório, mas nossa prioridade máxima é a cobertura da quadra de esportes. Se isso acontecer, podemos até mesmo fazer as festas da comunidade na quadra de esportes", disse a diretora da escola.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wenceslau Fontoura, a cobertura da quadra de esportes é uma demanda aprovada no Orçamento Participativo de 2002 e que nunca acabou se concretizando. Cansados de esperar pela reforma, alunos que integram o Grêmio Estudantil da escola organizaram um abaixo assinado pedindo providências.

"A demanda veio dos alunos, que se organizaram e fizeram um abaixo asssinado. Eles se empenharam para buscar uma solução. Temos dois espaços, um anexo ao colégio, onde poderia ser construído um ginásio, e a quadra de esportes, que está pronta, mas sem cobertura nenhuma", disse a diretora Sandra Hassiebel, de 49 anos.

Presidente da Comissão, o vereador Tarciso Flecha Negra tem como principal bandeira a inclusão de crianças através da educação, do esporte e da cultura. O parlamentar prometeu encaminhar os pedidos e lutar pela cobertura das quadras das escolas.

"O colégio perde muito com as quadras descobertas. Já conseguimos cobrir várias escolas na zona sul da cidade. Agora vamos lutar para que essas sejam cobertas também", disse o vereador Tarciso.

Também acompanharam a comitiva da CECE na visita às escolas os vereadores Reginaldo Pujol, Dinho do Grêmio e Pablo Mendes Ribeiro.
  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA