03/05/2016

Foto: Ederson Nunes/CMPA

Reunião sobre a legislação da Semana Farroupilha e processos em tramitação referentes ao tema.

Tradicionalismo

Tarciso Flecha Negra preside sessão que analisa processos referentes à Semana Farroupilha

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, presidida pelo vereador Tarciso Flecha Negra, debateu na tarde desta terça-feira (03) assuntos relativos à Semana Farroupilha. Estiveram presentes vereadores, integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho e membros da Secretaria Municipal da Cultura da capital gaúcha.

A principal reivindicação do Movimento Tradicionalista e da Secretaria Municipal da Cultura é que a legislação que rege os festejos farroupilha seja atualizada. Outra proposta dos tradicionalistas é que o projeto de lei que sugere a troca de nome do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre para Acampamento Farroupilha Nico Fagundes, de autoria do vereador Dinho do Grêmio, seja vetado no Plenário.

"A legislação que rege os festejos farroupilhas é do ano de 1996 e precisa ser atualizada. Existem muitas coisas obsoletas. Várias leis que atrapalham o evento. Queremos um evento mais profissional, mas sem desrespeitar a cultura tradicionalista. Outra coisa que pleiteamos é que o projeto de lei que determina a mudança do nome do Acampamento Farroupilha seja retirado da votação", disse Giovani Osório Tubino, coordenador da comissão que trata dos festejos farroupilhas da Secretaria Municipal da Cultura.

Integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho deixaram claro que existe o respeito à memória de Nico Fagundes e de tudo o que ele representou para o tradicionalismo. No entanto, não desejam personificar em uma pessoa o evento.

Há 44 anos no Rio Grande do Sul, o presidente da Comissão de educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara Municipal, vereador Tarciso Flecha Negra, manifestou apoio às reivindicações feitas na reunião.

"Vivo há muito tempo aqui nesse estado, que me deu condições de realizar todos os meus sonhos. Me considero um gaúcho. Sou frequentador do Acampamento Farroupilha e gosto muito das tradições gaúchas. Como vereador e como cidadão, me coloco à disposição para ajudar o Movimento Tradicionalista Gaúcho no que for preciso", disse o vereador Tarciso Flecha Negra.
  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA