10/05/2016

Foto: Tonico Alvares/CMPA

Vereadores discutiram políticas públicas para saúde bucal no município
Foto: Tonico Alvares/CMPA

Juliana Romanini disse que a Capital tem bons serviços de diagnóstico e tratamento

COSMAM

Cosmam debate prevenção e combate ao câncer de boca

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na manhã desta terça-feira (10/5), uma reunião para tratar sobre o tema Maio Vermelho - Prevenção e Combate ao Câncer Bucal. O encontro reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Regional de Odontologia (CRO/RS), Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (Ceco), Sindicato dos Odontologistas do Estado do Rio Grande do Sul (Soergs), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital de Clínicas (HCPA), Hospital São Lucas da PUCRS e Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com a representante da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Evelise Tarouco da Rocha, o município vem somando forças com outras entidades público e privadas para alertar a população sobre os riscos do câncer de boca. "Ao longo dos anos, Porto Alegre vem se associando a outras instituições para reforçar a divulgação e o atendimento, qualificar os profissionais em parceria com outras entidades, como os hospitais da PUC, Santa Casa e Hospital de Clínicas. O diagnóstico precoce é fundamental para alcançarmos altos índices de cura", disse Evelise, salientando que infelizmente muitos casos chegam para atendimento já em estágio avançado da doença. 

O vereador Dr. Goulart (PTB), vice-presidente da Comissão, salientou a importância de "dar mais destaque a um tema tão importante para toda a sociedade" e também solicitou esclarecimentos sobre como funciona o protocolo de prevenção das doenças bucais (como é feito o diagnóstico e atendimento dos pacientes).

Juliana Romanini, do Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (Ceco), respondeu afirmando que a Capital está muito bem servida nesta área de diagnóstico e encaminhamento para tratamento. "Esperamos dobrar o número de pacientes examinados e encaminhados para tratamento este ano. A realidade em Porto Alegre é bastante favorável, se comparada a outros municípios. Temos como objetivo ampliar o atendimento para cidades do interior, reforçando também as campanhas antitabagismo, uma vez que o cigarro é um dos principais fatores de risco", afirmou Juliana.

Já o vereador Mário Manfro (PTB), que também é odontólogo, destacou a importância da realização dos exames gratuitos, que serão oferecidos para toda a população no próximo dia 31 de maio, no Largo Glênio Peres. "Temos que destacar a importância do diagnóstico precoce, já que um simples exame de rotina pode evitar um problema muito maior de saúde", alertou Manfro.

A presidente da Cosmam, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), disse que o tema abordado é de grande relevância social e precisa ser ampliado cada vez mais. “A odontologia evoluiu muito nos últimos anos, e é preciso enfrentar este quadro ainda deficiente no país relacionado à saúde bucal. Precisamos melhorar os serviços e o atendimento para a população”, finalizou Lourdes.


Texto: Jonathan Colla
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA