10/05/2016

Foto: Matheus Piccini/CMPA

Márcio Bins Ely (d) entregou diploma em reconhecimento ao novo Cidadão Emérito
Foto: Matheus Piccini/CMPA

Fontoura: "O único caminho para o desenvolvimento do país é investir em educação"

Sessão solene

Professor Carlos Alberto Fontoura é Cidadão de Porto Alegre

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na noite desta terça-feira (10/05), no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, sessão solene para conceder o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao professor universitário de Química e diretor-presidente do Grupo Educacional Unificado, Carlos Alberto Pacheco Fontoura. A proposição é de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT) e teve como objetivo reconhecer a trajetória de vida do homenageado, dedicada ao ensino e ao desenvolvimento educacional de milhares de porto-alegrenses.

De acordo com o vereador proponente da sessão, Fontoura foi um dos fundadores do Grupo Educacional Unificado, que iniciou suas atividades na Capital em 1978, em cursinhos pré-vestibular, e hoje é um dos dirigentes do Unificado, que conta com 20 unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul.

“Na noite de hoje, queremos prestar um reconhecimento ao homenagear um professor em um momento de dificuldade, onde o governo não consegue pagar nem o piso mínimo dos professores. Sabemos a importância da presença de um professor para educar e ajudar a libertar um povo. A Terra é um campo de luta e só vencerão os persistentes e determinados. Quantos cidadãos devem ao curso Unificado a sua aprovação no vestibular? Vejo aqui alguns professores que nos ensinavam brincando, além dos programas de alfabetização de idosos e dos trabalhos sociais que a instituição promove e desenvolve, mensalmente, com o trabalho das campanhas de arrecadação de alimentos, através da ONG “Unificado Sempre Amigo”, observou Bins Ely. “Como diria (Albert) Einstein, somente uma vida consagrada aos demais deve ser vivida.”

O parlamentar afirmou ainda que a distinção ao professor é uma forma de exaltar a sua vida dedicada ao ensino e aprendizado de milhares de jovens que sonham com um futuro promissor. “Nada mais justo do que reconhecer a significativa dedicação e o trabalho realizado pelo professor Carlos Alberto Pacheco Fontoura, na sua jornada como cidadão e professor da capital dos gaúchos, conferindo-lhe o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre”, finalizou Bins Ely.

Orgulho 

O vereador Idenir Cecchim (PMDB) presidiu a sessão solene e reiterou a sua grande admiração pelo novo cidadão de Porto Alegre. “Estamos homenageando um professor importante desta cidade. Esta Câmara tem muito orgulho de ter concedido este título. Fontoura tem muito a contribuir com a nossa cidade. Ele é de uma inteligência que é de se admirar. Deixo aqui todos os aplausos da cidade de Porto Alegre para ti, que hoje, merecidamente, recebe esse valoroso título”, comentou Cecchim.

Homenageado

Em seu depoimento, Carlos Alberto Fontoura declarou que gostaria de fazer um único agradecimento especial. “Eu só quero agradecer aqui à vida! Agradecer à vida por permitir que um morador da vila e seus saudosos pais humildes chegassem a ter uma vida digna. Agradecer à vida por ter me dado dois filhos fantásticos e três netinhos. Por ter me dado irmãos fantásticos. À vida por me permitir fazer parte da Confraria do Morro, onde fiz grandes amigos para a vida inteira. Quero agradecer por ter escolhido ser professor. Não interessa em qual atividade nos formamos ou qual trabalho vamos exercer, sempre existe um professor envolvido em nossa educação. É difícil ser professor, somos muito pouco valorizados nesta pátria educadora. Eu espero que um dia, ainda, os nossos governantes consigam enxergar que o único caminho para o crescimento da nação é investir em educação. Espero que, em um futuro próximo, a gente ainda possa voltar a sonhar”, defendeu Fontoura emocionado.

Currículo profissional

Carlos Alberto Pacheco Fontoura nasceu em Porto Alegre, no dia 8 de setembro de 1946. É casado com Leonor Fontoura e possui dois filhos e três netos. Cursou o primário no Colégio Estadual Otávio Rocha, o curso ginasial no Colégio Estadual Inácio Montanha e o curso científico no Colégio Estadual Júlio de Castilhos.

Foi licenciado em Química, bacharel em Química e pós-graduado em Metodologia e Técnicas de Ensino, todos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É pós-graduado em finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e cursou master of business administration em marketing de serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Lecionou Química no Colégio Estadual XV de Novembro, em São Gabriel, e no Colégio Estadual Dr. Carlos Chagas, em Canoas. Em Porto alegre, atuou como professor na Escola Técnica Parobé, no Colégio Estadual Dom João Becker, na Academia de Polícia Militar e também nos Colégios Tiradentes, Nossa Senhora das Dores, Rosário, Anchieta, Concórdia, além da Escola Municipal Emílio Meyer. Também foi professor na PUCRS, no curso pré-vestibular Mauá, no curso pré-vestibular Unificado, no Colégio Leonardo da Vinci e no Colégio Unificado.

Investimento em educação

Atualmente, o Grupo Educacional Unificado conta com 20 unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul, quatro unidades do Colégio de Ensino Médio Unificado e duas unidades do Colégio de Ensino Fundamental e Médio Leonardo da Vinci. Possui seis unidades de cursos preparatórios específicos para Medicina no Estado, a unidade de ensino de jovens e adultos, a unidade de preparação para concursos, além de uma distribuidora de material didático. Toda essa estrutura atende a, aproximadamente, 10 mil alunos. 
 
Também estiveram presentes à Homenagem a ex-primeira dama de Porto Alegre, Isabela Fogaça, o vice-presidente da Rede Pampa de Comunicação, Paulo Sérgio Pinto, amigos e familiares do homenageado, além da vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) e do vereador Reginaldo Pujol (DEM).


Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA