13/05/2016


Cedecondh fará vistoria no Hospital Parque Belém na próxima terça-feira

Numa reunião emergencial na tarde desta sexta-feira (13/5), o vereador Dr. Thiago Duarte, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, o vice-prefeito Sebastião Melo, o secretário estadual da Saúde João Gabardo e o secretário municipal da Saúde Fernando Ritter, encaminharam uma solução para a reabertura do Hospital Parque Belém, interditado ontem pela Vigilância Sanitária. Dr. Thiago justificou a importância daquela casa de saúde que “vem sendo mal, ou, pouco utilizada pelo município”. Defendeu que os itens que motivaram a interdição, não justificam a paralização das atividades daquele hospital. “Temos outros hospitais e Unidades de Saúde na Capital em situação muito pior e que continuam funcionando”, questionando porque só o Parque Belém é fechado. “Precisamos sim é utilizar os mais de 250 leitos que estão vazios”, finalizou.

João Gabardo afirmou que o Estado tem interesse em destinar um “aporte financeiro” para ajudar a instituição, Já o secretário Ritter revelou que o município está revertendo a decisão do fechamento e confirmou que a intenção resolver o quanto antes o impasse, confirmando que há possibilidade de encaminhar pacientes pelo Sistema Único de Saúde para solucionar problemas financeiros do hospital”.
O vice-prefeito Sebastião Melo disse que é prioridade a solução para os problemas de saúde da Capital e entre estas prioridades está o “pleno funcionamento do Parque Belém”.

VISTORIA

Na próxima terça-feira (17/5), os vereadores da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal vão realizar uma inspeção nas dependências do Hospital Parque Belém, acompanhados por representantes das secretarias estadual e municipal da Saúde além do Ministério Público. A vistoria começa às 9h30. O hospital fica localizado na Avenida Oscar Pereira, 8300, Bairro Belém Velho, Zona Sul de Porto Alegre.

Texto – Flávio Damiani (reg. Prof. 6180)  

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA