29/03/2007

Foto: Caroline da Fé

Evaristo Mattos
Foto: Caroline da Fé

Afonso Limberger

Tribuna Popular

Camelôs pedem mudanças no Centro Popular de Compras

Dois representantes dos camelôs de Porto Alegre dividiram a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre na sessão desta quinta-feira (29/3) para criticar a lei que criou o Centro Popular de Compras e o decreto que rege a atividade. O presidente da Associação Gaúcha Autônoma de Vendedores Profissionais Transitórios, Evaristo Mattos, e o associado Afonso Limberger pediram aos vereadores que alterem a legislação aprovada em 2006 e criem uma comissão para  acompanhar a construção do camelódromo e sugerir um novo projeto.

Mattos contou que os camelôs com idade avançada querem ter o direito de serem substituídos pelos auxiliares em caso de ausência para tratamento de saúde, por exemplo. Segundo ele, caso se afaste por um período mais longo, o camelô titular corre o risco de perder a vaga. Mattos também contestou a regra que exige que os herdeiros da banca tenham trabalhado pelo menos um ano como auxiliar.

Limberger disse que o Centro de Compras é “muito bonito no papel”, mas deverá prejudicar os camelôs, principalmente os mais velhos. Segundo ele,  os vendedores terão dificuldades para pagar pelo espaço no camelódromo. “O projeto acabará não contemplando 80% dos nossos, que não terão condições financeiras de pagar por ele”, afirmou. Limberger também disse que a concentração de camelôs em uma estrutura sete metros acima do chão dificultará a conquista de compradores. “Na Praça XV de Novembro, já disputamos o cliente no braço”, declarou. “No Centro de Compras, será ainda mais gente no mesmo lugar, o que não dá certo.”

Em nome de suas bancadas, manifestaram-se os vereadores Adeli Sell (PT), Clênia Maranhão (PPS) e José Ismael Heinen (Dem).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) 

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA