23/04/2008

Foto: Divulgação

Obras exibem colorido intenso

Artes Plásticas

Cacique mbyá-guarani expõe desenhos até sexta-feira

Sexta-feira (25/4) é o último dia para visitar a exposição de desenhos do cacique mbyá-guarani José Verá montada no saguão do Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). A mostra reúne obras que remetem a elementos naturais, culturais e espirituais do universo guarani e homenageia a passagem do Dia do Índio (19 de Abril).

Os trabalhos foram produzidos nas terras indígenas da Pacheca, em Camaquã, onde o artista vive, e do Campo Molhado, entre Riozinho e Maquiné, onde morou por 10 anos. “Os desenhos de José Verá são um chamado a um outro tempo, o tempo da lentidão, tempo de olhar de forma compassiva para os fluxos e ciclos da natureza”, define o artista plástico e músico Jorge Herrmann. “Há, em seus desenhos, uma aparente ingenuidade, na verdade apenas uma fachada, que, a um olhar mais detido, se abre em ricas revelações gráficas, como mosaicos que se desdobram organicamente, valorizando cada forma.”

A exposição tem curadoria de Cilon Estivalet e apoio da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal e da Associação Ecológica Canela-Planalto das Araucárias (Assecan). Em 2007, essa organização não-governamental publicou uma agenda com desenhos e mensagens de José Verá.

A mostra pode ser visitada das 9 às 18 horas, na quarta e na quinta-feira, e das 9 às 15 horas na sexta-feira. Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara, telefone (51) 3220-4392.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA