09/04/2008


Projetos

Vereadores avaliam novos projetos de lei

Estão sendo avaliados pelo plenário e pelas comissões permanentes da Câmara Municipal os seguintes projetos de lei:

ESTAÇÕES – João Antonio Dib (PP) apresenta o nome Passeio das Quatro Estações para o espaço público superior do Viaduto Otávio Rocha. Conforme a proposta, a denominação atenderá as especificações de Primavera, Outono, Inverno e Verão em segmentos entre as ruas Jerônimo Coelho e Fernando Machado, sempre pela Duque de Caxias, em sentidos norte-sul e inverso. A proposta, conforme o vereador, atende solicitação do Fórum Regional de Planejamento 1 – Região Centro –, que julga indispensável serem denominados os passeios superiores daquele equipamento urbano.

PRAÇA Praça João Carlos Peters é a sugestão de João Carlos Nedel (PP) para a praça atualmente denominada de 1.978 no registro de logradouros públicos do município.  Criador da procissão dos motoqueiros em honra à Nossa Senhora Aparecida, o homenageado era natural de Nijmegen, Holanda. Um dos agentes e colaboradores para a restauração da Igreja Nossa Senhora das Dores, o padre Peters foi também capelão por 37 anos da Brigada Militar.

RUAS I – João Carlos Nedel (PP) propõe o nome Rua Lygia Pratini de Moraes para a Rua 3.022. Desde os anos de 1950, Lygia atuou como voluntária na Liga Feminina de Combate ao Câncer, da qual veio a ser Conselheira e, por 25 anos, sua presidente. Carlos Todeschini (PT) sugere Rua Professora Marcelina Machado ao logradouro conhecido como Rua S – Vila Esmeralda, no bairro Agronomia. Professora de séries iniciais, Marcelina destacou-se como alfabetizadora, e teve influência direta na formação e na vida dos membros da Vila Esmeralda.

RUAS II -  Ervino Besson (PDT) apresenta o nome Rua Bartolomeu Diel para a Rua Dois – Rua Dona Mariana, no bairro Restinga. Estivador no porto da Cidade até se aposentar, o homenageado mudou-se em 1995 para a Restinga, na localidade conhecida como Rua Dona Mariana onde passou a lutar por melhores condições de vida. Guilherme Barbosa (PT) propõe Rua Noé Gonçalves para a Rua Um – Rua João Macedo de Freitas, no bairro Ponta Grossa. Profissional da Rede Ferroviária Federal, Gonçalves foi sócio-fundador da Associação dos Ferroviários Sul Riograndense e presidente e vice da Associação dos Moradores da Ponta Grossa, de 1991 a 1996.

THEATRO – Sebastião Melo (PMDB) solicita a concessão do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Theatro São Pedro. Melo lembra que a sedução arquitetônica exercida pelo Theatro São Pedro sobre os visitantes da Praça da Matriz reflete a importância de sua história dignificando uma existência de 150 anos: “O centenário prédio nos convida a uma reflexão sobre o valor da arte como vida que pulsa incessantemente”. O vereador destaca ainda que em breve, o Multipalco tornará Porto Alegre uma Capital privilegiada.

DESFILE – Carlos Todeschini (PT) sugere a inclusão no Calendário de Eventos Oficial do Município de Porto Alegre do Desfile Comunitário da Vila Farrapos. Realizado anualmente no último domingo de setembro, esse desfile, em comemoração à Semana Farroupilha e ao Dia do Gaúcho, tem a participação de toda a comunidade: moradores, escolas, professores, alunos, pais, militantes sociais e representantes das respectivas entidades.

DIPLOMA – Maristela Maffei (PCdoB) solicita o Diploma de Honra ao Mérito para Roni Ângelo Ferrari. Ativista voluntário em causas sociais, Ferrari tem participação entre outras, nos projetos Casa da Sopa- Associação Amigos Voluntários Casa da Sopa, Associação da Indústria e Comércio da Restinga; Associação dos Moradores da Vila Restinga; e Sindicato das Entidades Culturais, Recreativas da Assistência Social de Orientação e Formação Profissional do RS.

DEPRESSÃO – Aldacir Oliboni (PT) sugere a instituição do Dia Municipal de Prevenção e Combate à Depressão. A ser realizado anualmente em 10 de setembro, essa data também deverá integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Porto Alegre, sendo constituída, dentre outras atividades, de seminários e palestras, ministrados por profissionais da área, com a finalidade de esclarecer e orientar a população sobre os males causados pela doença.

TROFÉU –  João Carlos Nedel (PP) solicita o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre para Norberto José Pinheiro Bozzetti. Arquiteto, diplomado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é membro do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB – e da Apdesign – Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul. Bozzetti foi o projetista responsável pela criação e implantação de sistemas de programação visual e sinalização em exteriores e interiores, em empreendimentos diversos. Como escritor é autor de Pensando Bem, e co-autor de Pensando Design, e A Madrugada da Modernidade.

COMENDA – João Carlos Nedel (PP) propõe a Comenda Porto do Sol ao monsenhor Máximo Benvegnú. Nascido em 2 de fevereiro de 1926, em Guaporé, o homenageado, em 1958, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, onde permanece até hoje como pároco. Em abril de 1981 foi nomeado Monsenhor pelo Papa João Paulo II. De seu trabalho na Nossa Senhora Auxiliadora destaca-se a conclusão da nova igreja, inaugurada em 1961, e da casa paroquial, em 1985. Monsenhor Máximo também criou Boletim Paroquial, que circula com a distribuição mensal de 4.000 exemplares.

Assessoria de Imprensa CMPA

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA