11/04/2008

Foto: kaiser konrad

Vereadores Todeschini e Comassetto entre os homenageados

Solene

Prêmio Quilombo dos Palmares é entregue em três modalidades

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, na noite desta sexta-feira (11/4), o prêmio Quilombo dos Palmares à Sociedade Recreativa Beneficente e Cultural Academia de Samba União da Tinga, na modalidade atuação na área artístico-cultural, à Yalorixá Vera Beatriz Soares, na modalidade atuação na área afro-religiosa, e ao Centro Ecumênico de Cultura Negra Cecune, na modalidade atuação política e social. A solenidade, proposta pela Mesa Diretora da Casa, aconteceu no Plenário Otávio Rocha da CMPA.

Tinga

Na modalidade atuação na área artístico-cultural, o prêmio foi entregue à Sociedade Recreativa Beneficente Carnavalesca Academia de Samba União da Tinga, presidida atualmente por José Cláudio da Rosa Marques. Fundada em 13 de maio de 1989, a partir da fusão das duas alas da Escola de Samba Estado Maior da Restinga, a Ala Brasil e a Ala Vai-Vai, a entidade tem sede no Bairro Restinga, na Rua Álvaro Difini, 380.

Entre seus fundadores estão Itacolomi Candido, João Fonseca e Guaraci Vieira. No salão de festas da União da Tinga são desenvolvidos bailes, oficinas de projetos sociais e chás beneficentes. Conforme lembrado na cerimônia, a entidade tem um trabalho ativo na Restinga, participando das reuniões permanentes para debate de problemas comunitários e prestando ajuda social aos adolescentes e jovens da comunidade.

Religiosa

A Yalorixá Vera Soares, do Centro Memorial de Matriz Africana 13 de agosto, recebeu o prêmio na modalidade atuação na área afro-religiosa. Vera é membro do Conselho Nacional de Yalorixás e Ekeds Negras, com assento no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Seppir (CNPIR).

Durante a solenidade, foi destacada a atuação de Vera como militante do Movimento Negro no Estado do Rio Grande do Sul – vinculado à coordenação nacional de entidades negras (CONEN), e como ativista na Construção do Fórum Estadual de Religiosos de Matriz Africana, que tem objetivo de abrir o debate das políticas de ações afirmativas por dentro dos terreiros.

Cecune

Para o Centro Ecumênico de Cultura Negra - Cecune - foi entregue o prêmio na modalidade atuação política e social. A associação civil sem fins lucrativos foi criada em 20 de março de 1987. Com sede em Porto Alegre, mas atuação em todo o Estado, o Cecune é coordenado por Juarez Ribeiro.

O Cecune promove ações culturais e de cidadania, com ênfase nos direitos humanos e nas relações raciais. As ações institucionais se alinham em três eixos: educação, comunicação e arte, por meio dos quais é feita a divulgação da cultura afro-brasileira.

Desde 1994, o Cecune mantém um grupo de Coral que realiza um trabalho de resgate das matrizes culturais africanas. O Coral interpreta canções tradicionais africanas de várias etnias e países diferentes, canções negras americanas, do candombe uruguaio e da música popular brasileira.

Também a mostra O Negro no Cinema, iniciada em 1997, é um projeto do Cecune, no qual é desenvolvido um calendário de atividades sistemáticas que propõe a popularização da linguagem audiovisual.

Manifestações

Em nome da Sociedade Beneficente e Cultural Academia de Samba União da Tinga e do Cecune se pronunciaram, respectivamente, o presidente José Cláudio e o coordenador geral Juarez Ribeiro. O Coral Cecune fez uma breve apresentação para todos os presentes na solenidade. 

De acordo com a yalorixá Vera, o prêmio Quilombo dos Palmares representa a comunidade afrodescendente. "Esse é o prêmio que tem a nossa cara. Quero pedir a sensibilidade e a energia de todos, para que esse prêmio perdure", disse Vera. "A Câmara é a nossa casa. Aqui temos que propor um debate aberto, porque amamos Porto Alegre e não queremos ser excluídos", acrescentou.

O vereador Carlos Comassetto (PT), representando a Mesa Direto da Casa, lembrou um pouco da história e da luta de cada homenageado. "Com essa homenagem, à Vera, ao Cecune e à Tinguinha, estamos dizendo: nós temos unidade e sabemos para onde e como iremos caminhar". Para Comassetto, Porto Alegre deve ser uma cidade de inclusão. "Uma cidade que se propõe a ser grande sob o ponto de vista da humanidade não pode ter qualquer questão que aponte para a discriminação. Precisamos dar mais um passo na afirmação de uma Porto Alegre que inclua, não que exclua", concluiu.

Também participou da homenagem o vereador Carlos Todeschini (PT).

Taidje Gut (reg. prof. 13614)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA