05/06/2008


Plenário

Grande Expediente / Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e Comunicações, na sessão ordinária desta quinta-feira (5/6), vereadores e vereadoras se manifestaram sobre os seguintes assuntos:

CORRUPÇÃO – Haroldo de Souza (PMDB) afirmou que o Brasil tem gastos públicos iguais a Noruega, mas serviços públicos comparados aos da África. “Gastamos como a pequena Noruega, porém a população não tem retorno. Digo isto porque o Rio Grande do Sul está moralmente ferido como se vê na CPI do Detran”, lastimou. Haroldo ressaltou que a Polícia Federal age com maior liberdade e recursos no Governo Lula. “A CPI está escancarando corrupção, que pode inclusive respingar na Governadora Yeda. Enquanto não dividimos os interesses partidários vai ser este mexe”, completou. (LO)

RESPOSTA – Beto Moesch (PP) disse que, por ser o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (5/6), responderia a Carlos Comassetto (PT) por sua gestão na SMAM. Moesch disse que agiu contra a construção de empreendimento ilegal junto à orla do Guaíba e também diante de questões do Morro da Pasmada. “Neste morro tivemos a primeira prisão de um infrator ambiental do Rio Grande do Sul, por ação nossa na SMAM”. Destacou que, quando o Morro do Osso, em 2004, foi invadido  “me somei à administração daquele ano para que esse morro não saísse das nossas mãos”. (LO)

EDUCAÇÃO – Sofia Cavedon (PT) lamentou o que classificou como "deboche": o programa Boa Escola para Todos da Secretaria Estadual da Educação. “Não acredito que a retirada de coordenadores e orientadores educacionais de escolas seja política. Não tem como realizar proposta pedagógica sem estes profissionais. Não se faz educação só com professor e aluno”, criticou. Sofia também disse que bibliotecas foram fechadas pela secretária Marisa Abreu. “Ninguém foi chamado, nem professores, nem alunos e pais, para darem sugestões. É uma piada. Só existem escolas no Estado porque os professores são heróicos”.  (LO)

COMEMORAÇÃO - Ervino Besson (PDT) falou sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente e disse que estiveram, ele e Beto Moesch (PP), pela manhã, na Praça Piratini, para a abertura dessa semana comemorativa. “Temos que ter consciência da importância desse tema, pois de nossas atitudes depende o futuro da humanidade”, ressaltou. O vereador defendeu a necessidade de educar e conscientizar sobre esse tema. Ressaltou ainda pronunciamento do ex-secretário Beto Moesch na solenidade. “Ele é um grande entendido no assunto e está sempre atento”. Besson também destacou textos publicadas em jornais nesta quinta, que trataram do tema. (RA)
 
EMENDA - Elói Guimarães (PTB) saudou o presidente da Casa, Sebastião Melo (PMDB), pela atuação junto ao Senado Federal quando levou inquietações da Câmara de Porto Alegre a respeito de emenda que altera número vereadores no país. “Essa emenda é muito ruim”, enfatizou. O vereador disse conhecer o orçamento da Casa: “É austera e tem suas receitas e despesas extremamente equilibradas e adequadas ao papel que exerce em Porto Alegre”. Na opinião de Elói, se mantida a emenda, criará problemas para que a Casa execute seu papel institucional. Também falou sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente: “É uma data importante. Defender a natureza é um dever de todos”. (RA)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA