24/06/2008

Foto: Pedro Revillion

Bernardino exaltou a trajetória de Osório

Solene

Câmara Municipal homenageia marechal Manuel Osório

Em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (24/6), no plenário Otávio Rocha, a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou os 200 anos do nascimento do marechal do Exército Brasileiro, Manuel Luís Osório. A solenidade, de autoria da mesa diretora da Câmara, foi prestigiada pelo Comando Militar do Sul, da Brigada Militar, Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e Artilharia Divisionária da 6a Divisão de Exército. O presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), coordenou a homenagem.

Em seu pronunciamento, o proponente da homenagem, vereador Bernardino Vendrúsculo, descreveu a trajetória de Manuel Osório, iniciada aos 14 anos, durante a Guerra da Independência do Brasil, combatendo as tropas portuguesas no atual território do Uruguai. "Osório encarnou em vida os ideais de luta e coragem, representando um herói para a história do Brasil", destacou.

Lutador na Guerra dos Farrapos, o marechal tornou-se um dos oficiais com maior prestigío na tropa brasileira, conforme afirmou Vendrúsculo. Além disto, teve êxito na carreira política, sendo um dos chefes principais do Partido Liberal, nomeado senador pelo Rio Grande do Sul e ministro de Guerra. "No sul do país, se somos o que somos, em sentimento pátrio e em extensão territorial, devemos ao sangue derramado pelo marechal Osório e tantos outros lutadores que defenderam a pátria em nome da honra de seu povo", finalizou. Os vereadores Beto Moesch (PP), Elói Guimarães (PTB), João Carlos Nedel (PP) e José Ismael Heinen (Dem) também participaram da solenidade.

Sobre o marechal

Manuel Luís Osório é atualmente patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro. Nasceu em 1808 e iniciou na carreira militar aos 14 anos de idade. Esteve presente em combates importantes nas Guerras da Cisplatina, Guerra dos Farrapos e do Paraguai. Ao longo de sua vida, foi agraciado com os títulos de Barão de Erval, Visconde de Erval e de Marquês de Erval. Foi casado com Francisca Fagundes, de quem teve quatro filhos: Fernando, Adolfo, Manuela e Francisco.

No Rio Grande do Sul, um parque foi edificado em torno da casa onde nasceu - o Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório - e um monumento eqüestre em sua homenagem foi erguido no centro da Capital. O seu nome também foi inscrito no Livro de Aço, no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA