28/07/2008

Foto: Gutemberg Ostemberg

Fotos exibem instantes de movimento
Foto: Hilton Lebarbenchon

O movimento da água perpetuado

Fotografia

Grupo Movimento exibe trabalhos no T Cultural

Os fotógrafos Cristiano W. Soares, Eledir Martins, Gutemberg Ostemberg, Germano Preichardt, Hilton Lebarbenchon, Isaura Saraiva, Luciana Lee, Neusa de Ávila Telles e Miriam Marroni apresentam a exposição Momento do Movimento até sexta-feira (1º/8) no T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal de Porto Alegre. O grupo, intitulado Movimento, exibe 27 fotos que registram ações de máquinas, brinquedos, animais e pessoas, além de deslocamentos observados na natureza.

As situações reunidas na mostra foram captadas com a utilização de ajustes manuais dos equipamentos fotográficos. Quando o intuito era não congelar as cenas - para mostrar as linhas de movimento de objetos e seres -, os fotógrafos utilizaram baixas velocidades do obturador.

Quando, ao contrário, pretendiam paralisar as ações em seu clímax, optaram pelas altas velocidades. O resultado são imagens surpreendentes e de grande beleza. “Muitas vezes, nossos olhos compreendem a cena de uma determinada maneira, diversa das possibilidades de registro por intermédio de uma câmera”, lembram os autores.

A exposição, que tem apoio do Paralelo 30 Foto Clube, pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 15 horas, na sexta-feira. Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefone (51) 32204392.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA