25/07/2008


Vereadores apóiam moradores do IAPI

A comunidade da Vila do IAPI está recolhendo assinaturas para um abaixo-assinado pedindo a continuidade do posto da 9ª Delegacia de Polícia, situada na Avenida dos Industriários, 130, no local onde funciona há 22 anos no IAPI. Junto, será entregue um documento solicitando que o governo do Estado adquira o prédio onde está a delegacia.

Na última quarta-feira (23/07), a convite da Amovi (Associação dos Moradores da Vila dos Industriários), comissão de vereadores formada pelo presidente da Casa, Sebastião Melo (PMDB), pelo vice-presidente, Cláudio Sebenelo (PSDB), Alceu Brasinha (PTB), Maria Luiza (PTB) e Neuza Canabarro (PDT) esteve reunido com os moradores em busca de uma solução.

Os vereadores garantiram apoio pela permanência do posto policial e sugeriram a formação de um grupo para a entrega da reivindicação da comunidade ao Secretário da Segurança, José Francisco Mallmann. O imóvel pertence ao INSS, que está solicitando sua devolução, alegando interesse na venda.

A reunião teve a presença de representantes de diversos órgãos. O titular da 9ª DP, delegado Adílson Carrazoni, observou que a delegacia situa-se num ponto estratégico da zona norte. O vice-presidente da Amovi, Ivo Gomes Martins, lembrou que há dezenas de imóveis do INSS ociosos em Porto Alegre. Disse que os moradores da região temem que a desocupação venha a trazer novos transtornos à comunidade. Lembra que um prédio, que também pertence ao INSS, situado na rua Itacolomi, esquina Brasiliano de Moraes, esteve por vários anos ocupado por delinqüentes. O INSS não enviou representante à reunião.

Na reunião da comissão representativa dessa quinta-feira (24/7), diversos vereadores  manifestaram apoio aos moradores do IAPI. O vereador Adeli Sell (PT) sugeriu que a Câmara reúna-se com a Secretária de Governança Local e com o INSS para buscar permutas de áreas.

Vítor Bley de Moraes (reg.prof. 5495)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA