17/11/2008

Foto: Divulgação / CMPA

Perspectiva do novo Beira-Rio, após obras do projeto enviado à Câmara

Plenário

Plenário analisa novo Estádio Beira-Rio

Os vereadores de Porto Alegre começaram a discutir nesta segunda-feira (17/11) dois projetos de lei do Executivo que tratam de mudanças no regime urbanístico da cidade para permitir a ampliação do Complexo Beira-Rio. O objetivo é adequar o estádio do Sport Club Internacional e seu entorno às exigências da Fifa para que o local seja uma subsede da Copa do Mundo de 2014.

Um dos projetos altera o regime urbanístico na área do antigo estádio dos Eucaliptos. Com a mudança proposta, que prevê a permissão para construção de prédios residenciais no local, o Internacional espera poder vendê-lo e, assim, utilizar os recursos para ampliação do Complexo Beira-Rio.

O segundo projeto estabelece permissões para que o clube faça construções na área localizada entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique. "A partir dos cenários arquitetônicos e Estudo de Viabilidade Urbanística, configurou-se o Projeto de Modernização do Complexo Beira-Rio, que tem por principais objetivos dotar a cidade de moderníssimo complexo esportivo", explica o prefeito no projeto.

Além disso, é lembrado ainda que o complexo, ao ser modernizado, sediará também centro de eventos e empresarial junto à orla do Guaíba. "Isso irá alavancar o desenvolvimento e a consolidação socioeconômica do bairro Praia de Belas, além de viabilizar importantes investimentos de infra-estrutura e incrementar a geração de empregos e renda", diz a Exposição de Motivos do projeto.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Veja aqui a íntegra os projetos:
Eucaliptos
Beira-Rio

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA