02/12/2008


Comissões

Substitutivos alteram projetos da Arena e do Beira-Rio

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta terça-feira (2/12) os projetos da Arena (Grêmio) e do Complexo Beira-Rio (Internacional) enviados pelo Executivo. Os pareceres favoráveis às propostas foram apresentados pelos vereadores João Carlos Nedel (PP) e Almerindo Filho (PTB). As matérias, porém, vão retornar para a Discussão Preliminar de Pauta, no Plenário, porque a vereadora Margarete Moraes (PT) apresentou substitutivos aos projetos. Na avaliação da vereadora, ambas as propostas não estão de acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA).

Grêmio

"O projeto do Executivo altera as determinações legais das áreas em questão, atribuindo-lhes possibilidades que extrapolam o objetivo de viabilizar a construção da nova Arena Tricolor, prevendo índices de aproveitamento, volumetria e usos em desacordo com o PDDUA", sustenta a vereadora. O substitutivo de Margarete autoriza as modificações no regime urbanístico, mas restringe o potencial construtivo previsto no Plano Diretor para as áreas do entorno imediato, além de definir que o projeto seja apresentado sob a forma de Operação Urbana Consorciada nos termos do Estatuto da Cidade.

Inter

No caso do Complexo do Beira-Rio, a vereadora reitera que a proposta também abre possibilidades que extrapolam as determinações previstas no PDDUA em relação a índices de aproveitamento, volumetria e usos. Margarete igualmente repete que a melhor forma de apresentação do projeto do Inter seria através de uma Operação Urbana Consorciada nos termos do Estatuto da Cidade. "O que é apresentado à Câmara trata-se de um pedido de aprovação de múltiplas possibilidades construtivas que não permitem avaliar seus impactos em área especialmente frágil no que concerne ao meio ambiente."

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Leia também:
Presidente defende votação em dezembro dos projetos da dupla Gre-Nal

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA