08/12/2008

Foto: tonico alvares

Odone, Melo e Píffero, na reunião que tratou dos projetos da Copa de 2014

Copa 2014

Grêmio e Inter pedem urgência na votação de projetos

Os projetos do Complexo Beira-Rio, do Sport Club Internacional, e da Arena, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, foram detalhados pela Secretaria do Planejamento Municipal e pelos presidentes e técnicos dos dois clubes na manhã desta segunda-feira (8/12), no Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre. Tanto Paulo Odone (Grêmio) quanto Vitório Píffero (Inter) pediram aos vereadores urgência para a apreciação e votação dos projetos. “Os prazos para a concretização das obras são exíguos. Temos muita pressa e não podemos perder a chance de sediar a Copa”, disse Píffero. "Estamos pedindo aos vereadores que votem essa matéria ainda em dezembro, para viabilizar o projeto", reforçou Odone.

Prefeitura

O secretário do Planejamento Municipal José Fortunati explicou que, para sediar a Copa do Mundo de 2014, os clubes deverão entregar à Fifa, até 15 de janeiro, os projetos básicos de engenharia e arquitetura dos estádios, a identificação dos potenciais investidores e as garantias complementares firmadas pelos governos Estaduais e Municipais. “No caso de Porto Alegre, para isso os dois projetos precisam ser votados pela Câmara”.

Fortunati informou que 18 cidades brasileiras se candidataram a receber os jogos da Copa de 2014. Apenas quatro delas, conforme o secretário, têm estádios privados - Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e São Paulo. “Os demais são públicos, e as reformas ou construções serão feitas com recursos públicos”, disse. “Os estádios deverão ter o chamado padrão Fifa e as cidades também”, completou o secretário, lembrando que já foi anunciado pelo governo federal que está sendo estudada a criação de um PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) específico para a Copa de 2014.

Ao explanar as propostas do Executivo encaminhadas para votação na Câmara Municipal, o arquiteto Newton Baggio, da SPM, afirmou que as propostas foram formuladas tendo por base o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Disse ainda que todas as etapas previstas na Prefeitura foram cumpridas para elaboração dos dois projetos. "Foram estabelecidas também as obras para o entorno, em ambos os casos", afirmou. Baggio igualmente lembrou que os dois clubes dependem financeiramente do previsto nos projetos para a realização das obras.  

Inter

De acordo com Piffero, a efetivação dos projetos propostos pelos clubes de futebol de Porto Alegre perpassa a preparação para a Copa de 2014. “Queremos possibilitar que Grêmio e Internacional sejam precursores do maior evento de futebol na cidade, mas para além disto, queremos propiciar aos porto-alegrenses o acesso definitivo a grandes centros de lazer, esporte e turismo”, desejou. O presidente destacou ainda o fato de que as obras no Beira-Rio estão atreladas à venda do Estádio dos Eucaliptos. "Os valores recebidos irão para uma conta específica e destinada exclusivamente às reformas".  

Grêmio

Odone lembrou que o clube contratou estudo de viabilidade para elaborar projeto de construção do novo estádio e uma área no Bairro Humaitá, na Zona Norte, foi escolhida para a construção da Arena. O projeto também prevê a construção de um hotel de acordo com as exigências da Fifa. O presidente do Grêmio destacou ainda que, no caso de Porto Alegre, os clubes de futebol e empresas privadas arcarão com os custos das reformas e construção dos estádios. "Em outros estados, está havendo necessidade de aporte de dinheiro público para isso." Ele calcula que, em 40 anos de vida, o novo empreendimento possa gerar uma arrecadação de cerca de R$ 160 milhões para o Estado.

Votação

Ao final da reunião, vereadores e representantes de entidades civis, presentes na apresentação das propostas, manifestaram suas opiniões. Em reunião realizada na quinta-feira (4/12), Mesa Diretora e lideranças partidárias decidiram que os projetos envolvendo os dois clubes deverão ser votados ainda em dezembro. A vereadora Margarete Moraes (PT) apresentou substitutivos aos projetos.

Taidje Gut (reg. prof. 13614)
Hélio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)


Leia também:
Piffero apresenta Gigante para Sempre na Câmara 
Grêmio apresenta projeto da Arena Multiuso aos vereadores

Ouça:
Dupla Grenal rejeita mudanças nos projetos de seus estádios

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA