23/04/2009

Foto: Camila Domingues

Feira pode ser visitada até o dia 24

Índios

Caingangues vendem artesanato na Câmara

A comunidade caingangue da Lomba do Pinheiro promove exposição de artesanato até sexta-feira (24/4) no térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Montada para marcar a passagem do Dia do Índio (19 de Abril), a feira oferece trabalhos manuais de 16 famílias, como bijuterias feitas com sementes e palha, cestos, os tradicionais bichos esculpidos em madeira de corticeira, cocares e outros adornos de penas.

O cacique Claudir da Silva destacou a importância da feira. "Agradecemos à Câmara pela oportunidade de inclusão, abrindo espaço para a gente mostrar o que é produzido por homens, mulheres e crianças", disse. O cacique aproveitou para informar que, às 11 horas do dia 26 de abril, no Mercado do Bom Fim, será inaugurada uma loja de arte indígena, com apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. A loja funcionará das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Claudir lembrou que os caingangues também vendem artesanato nos canteiros da Avenida José Bonifácio, nos sábados e domingos, e na Praça da Alfândega, de segundas a sextas.

A feira de artesanato indígena na Câmara tem entrada franca e visitação das 9 às 17 horas, nestas quarta e quinta-feira. Na sexta-feira, a visitação vai até as 15 horas. Informações no Memorial da Câmara (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leia também:
Programação marca passagem do Dia do Índio
Aquarelas prestam homenagem a comunidades indígenas            

Ouça:
Feira indígena termina sexta na Câmara

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA