11/08/2009

Foto: Bruno Todeschini

Bibo (e) recebe troféu de Brasinha, em sessão presidida por Tessaro (d)
Foto: Bruno Todeschini

Homenagem a Bibo Nunes (c) foi realizada no Salão Nobre

Sessão solene

Bibo Nunes recebe Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre

O radialista e comunicador Alcibio Mesquita Bibo Nunes, o Bibo Nunes, recebeu nesta terça-feira (11/8) à noite, o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. A homenagem, proposta pelo vereador Alceu Brasinha (PTB), foi realizada no Salão Nobre Dilamar Machado da Câmara Municipal. Presidindo a sessão solene, o vereador Nelcir Tessaro (PTB) destacou os serviços prestados pelo comunicador à sociedade porto-alegrense e a abertura de espaços para os vereadores mostrarem seus trabalhos em seu programa de televisão.

O proponente da homenagem, vereador Alceu Brasinha (PTB), destacou "o talento impressionante" de Bibo Nunes, a quem classificou de "pessoa especial". Reconhecendo o sucesso do programa de Bibo na televisão, Brasinha afirmou que a concessão do troféu ao comunicador, por parte da Câmara Municipal, significa o reconhecimento da Casa ao seu trabalho. Também saudaram o homenageado os vereadores Valter Nagelstein (PMDB), João Pancinha (PMDB), Ervino Besson (PDT), João Carlos Nedel (PP) e Adeli Sell (PT), além do vice-prefeito José Fortunati. Também estavam presentes os presidentes do Conselho de Cidadãos Honorários, Carlos Alberto Pippi da Motta, e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Erci Torma.

Ao receber o troféu, no final da homenagem, Bibo Nunes disse estar emocionado com mais uma homenagem recebida na Câmara – já havia recebido, anteriormente, a Comenda Mário Quintana, como O Comunicador Destaque do Ano, e o título de Cidadão de Porto Alegre – e disse que a sua maneira de conduzir o programa na televisão explica o sucesso de audiência. "Abro espaço para todos, porque acho que todos têm o direito de falar", disse Bibo. "Sou um comunicador independente, sem ligação com ninguém", afirmou.

Trajetória

Natural de Cruz Alta (RS), Bibo Nunes é comunicador de rádio e televisão. É empresário do ramo da comunicação, responsável por inúmeras produções de rádio, TV, CDs e shows. Estudou Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e Direito na Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e Ritter dos Reis. É cidadão honorário de Porto Alegre e recebeu a Comenda Mário Quintana, como O Comunicador do Ano, pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

Iniciou a carreira em 1976, na Rádio Cruz Alta. Em seguida, foi apresentador, repórter e diretor de jornalismo da RBS TV Cruz Alta. Foi o primeiro comunicador independente em rádio e TV no Rio Grande do Sul. Apresentou programas independentes na TV Bandeirantes, TV Guaíba, Rede Vida de Televisão (nacional) e Canal 20 e programas nas rádios Cruz Alta, Repórter FM (Ijuí) , Litoral FM (Osório), Bandeirantes FM, Universal FM, entre outras.

Foi apresentador e diretor da FM Cultura. Foi diretor de programação e presidente da Fundação TVE, onde apresentava o 7 no Ar. Foi garoto-propaganda da Pepsi por 12 anos, onde lançou coletâneas musicais pelas principais gravadoras do País. Durante 12 anos, apresentou o programa As Borbulhantes da Pepsi, na Universal FM. Também fazia festas jovens, com público recorde, nos finais de semana.

Já recebeu mais de duzentos troféus como comunicador destaque. O maior de todos está no livro Who’s Who in the World (Quem é Quem no Mundo), onde, em 1997, foi destaque pelo trabalho na TVE. Foi pioneiro. Criou o primeiro programa a cabo diário e ao vivo no Brasil. O Bibo no 20 é um fenômeno em audiência. Lançou o primeiro programa de auditório, a cabo, em rede para Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – o Bibo Show. Lançou o primeiro programa de TV com cobertura nacional, através da Rede Vida, gerado diretamente do Rio Grande do Sul: o programa Bibo Nunes Conversa.

Na política, foi o mais jovem vereador e secretário de Turismo de Cruz Alta. Foi fundador e presidente da Juventude Brizolista no Brasil. É membro do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre. Foi pioneiro em TV na internet, no Brasil, com o site www.bibonunes.com.br. Lançou a primeira TV na internet, com produções independentes.

Em 2008, Bibo Nunes lança, pela Ulbra TV, o Bibo Nunes Show, programa veiculado em canal fechado, canal aberto, satélite e pela TVI (internet). Em dezembro de 2008, Bibo recebeu o Prêmio ARI de Jornalismo, com menção honrosa, a mais alta distinção da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), na Assembleia Legislativa do RS. Hoje, Bibo Nunes está na Ulbra TV, no Canal 20 e na TVI, veículos de comunicação que o colocam como um dos mais importantes formadores de opinião do Rio Grande do Sul.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA