Artes Plásticas
Mostra celebra integração entre Morano e Porto Alegre
Para marcar seus 25 anos, o Centro Calabrese do Rio Grande do Sul apresenta, até 29 de abril, no térreo e no 2º piso da Câmara Municipal, a exposição de pinturas, desenhos, aquarelas e fotos Morano-Porto Alegre. Seis artistas participam da mostra, inaugurada no último dia 14, logo depois da sessão solene em homenagem à entidade, proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP).
A exposição reúne paisagens das cidades-irmãs Porto Alegre e Morano Calabro - fundada no século II a.C. na região da Calábria -, obras abstratas e figurativas. A integração entre os dois municípios do Brasil e da Itália foi firmada em 15 de janeiro de 1982, para estabelecer laços de cooperação cultural e econômica. Grande parte dos imigrantes italianos estabelecidos no Rio Grande do Sul e na Capital são oriundos de Morano Calabro.
Com 87 anos de idade e mais de 60 décadas dedicadas às artes, a pintora Maria Di Gesu, natural de Morano Calabro e moradora de Porto Alegre, encabeça a exposição. Também participam Ângela Menezes, Rodrigo Schiffner, Elisabeth Scorza Baltar, Imerita Pandolfi Passos e o adolescente Gabriel Scorza.
A visitação é das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras, no T Cultural e na Galeria Clébio Sória, da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255). Entrada franca. No feriado de 21 de abril, não haverá visitação. Informações na Seção de Memorial: (51) 3220-4318.
ARTISTAS PARTICIPANTES
Maria di Gesu - Nasceu na Itália em 1928 e começou a trabalhar com arte como autodidata durante a Segunda Guerra Mundial, interessando-se por pintura, cerâmica e desenho. Chegou ao Brasil em 1947 e, em 1953, ingressou no Instituto de Belas Artes, em Porto Alegre. Estudou com Iberê Camargo, Francisco Stockinger, Danúbio Gonçalves e Vasco Prado. Fez diversas exposições individuais e coletivas em salões e bienais no Brasil e no Exterior e conta com obras em importantes museus do RS e do país.
Angela Menezes - Nascida em 1965, interessou-se pela arte ainda na infância e participou desde jovem de exposições individuais, coletivas e salões. Foi professora de desenho e pintura durante 20 anos na Escola de Artes A Capella e criou, junto com a mãe, a artista Gessy Geyer, a Revista de Artes Plásticas Dartis, hoje na 60ª edição. Tem obras do abstrato ao figurativo nas técnicas de acrílico sobre tela e pastel seco.
Beth Baltar – Tem formação em Arquitetura, Administração/Análise de Sistemas, webdesign, vídeo e fotografia e há 20 anos dedica-se às artes, especialmente à pintura em técnica mista em acrílico. Participou de exposições e leilões e foi sócia e marchand da Lavoro D"Arte Galleria. Também trabalha com vidro e pintura em porcelana. Suas obras em acrílico caracterizam-se pelas cores vibrantes, texturas, pinceladas aguadas e veladuras em abstratos, paisagens, casarios, flores e frutas.
Gabriel Scorza - Com apenas 16 anos, desenvolve um trabalho artístico na linha contemporânea, apresentando desenhos com cores vibrantes. Já participou de exposições coletivas e feiras de arte.
Imerita Pandolfi Passos – Frequentou cursos no Atelier Livre da Prefeitura, iniciando sua trajetória nas artes em 1977. Expôs em diversos espaços de Porto Alegre, Gramado, Erechim, Novo Hamburgo e São Paulo participou de diversas exposições de instituições como a Associação Riograndense de Artes Plásticas Chico Lisboa, o Instituto dos Arquitetos do Brasil e a Pinacoteca do Instituto de Artes. Recebeu o Prêmio Iberê Camargo da Câmara Municipal de Porto Alegre em 2007.
Rodrigo Schiffner – Desenhista autodidata, arquiteto urbanista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde passou a se interessar pela técnica de aquarela. Frequentou cursos de desenho e pintura no Museu de Artes do RS. Na Câmara, retrata edificações e aspectos da paisagem de Morano Calabro. Desde 1992, participou de exposições coletivas e individuais em Porto Alegre, Caxias do Sul e Arroio dos Ratos.
Fonte: Memorial da Câmara